17 de agosto de 2010

Historiografia e cinema nas aulas de História: caso de Carlota Joaquina

O cinema tem sido uma linguagem importante nos processos de ensino-aprendizagem. O artigo "Historiografia e cinema nas aulas de História" propõe a utilização de filmes no ensino de História a partir da comparação entre linguagens: a linguagem historiográfica, ou textual, e a linguagem cinematográfica.

Ao comparar as diversas fontes de “inspiração” para o filme com o próprio filme foi possível perceber de que maneira foram construídas as interpretações históricas em Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Carla Camurati, 1995) e compreender que tanto filme quanto texto são linguagens que trazem pontos de vista historicamente datados.

Assim, é possível problematizar o processo de construção de interpretações históricas e demonstrar que o historiador, da mesma maneira que num filme, constrói a sua visão da história a partir das particularidades do seu lugar social, guardadas as devidas diferenças. Desta forma, o discurso fílmico pode ser trabalhado juntamente com o discurso historiográfico nas aulas de História.


FONSECA, Vitória A. Historiografia e cinema nas aulas de História: análise do filme Carlota Joaquina, a princesa do Brazil

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