17 de agosto de 2010

Folclore em imagens: o documentário como uma forma de preservação e divulgação da cultura popular

Nada substitui a experiência viva de participar de uma manifestação cultural ou folclórica. Mas, o registro em imagens e sons e a produção de documentários sobre as diversas formas de manifestações culturais podem contribuir tanto para o processo de divulgação e valorização das mesmas quanto para a construção de registros documentais valiosos.

O documentário, com as suas dimensões audiovisuais, tem uma linguagem dinâmica que aguça os sentidos de quem os vê e é bastante apropriado para abordar o tema da cultura popular. Através das dimensões sonoras, o documentário pode trazer explicações, músicas, sons. Através das suas dimensões visuais, principalmente as imagens em movimento, pode registrar gestos, movimentos, cores, danças, configurando assim um suporte de registro da cultura popular extremamente rico e instigante.

O projeto Folclore em Imagens, idealizado pelo Núcleo Audiovisual da Comissão Espiritosantense de Folclore para documentar e difundir, através de uma série audiovisual, as manifestações culturais do Espírito Santo, configura-se tanto em função do produto final editado quanto das imagens brutas produzidas, em um rico acervo documental das práticas culturais do estado.

FONSECA, Vitória A. Folclore em imagens: o documentário como uma forma de preservação e divulgação da cultura popular (in mimeo)


Vídeos do Folclore em imagens: 1 – Bandas de Congo do Espírito Santo; 2 – Panelas de Barro de Goiabeiras ; 3 – Ticumbi o baile de congos de São Benedito; 4 – Folia de Reis; 5 – O Roubo da Bandeira; 6 – Festa da Penha e suas tradições; 7 – Artesanato de conchas no Espírito Santo; 8 – Muqueca e torta capixaba; 9 – Reis de Boi do Espírito Santo; 10 – Mandioca: A rainha do Brasil. Todos os vídeos tiveram: Supervisão executiva: Fernando Pignaton. Vinheta animação: Glauber Vianna. Música: “Maracongo” Jaceguay Lins. Capa: Ivan Alves. Narração: Geisa Ramos. Produzido pelo Núcleo Audiovisual. Direção e Roteiro: vários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário