Bibliografias

site sobre historia do cinema

EM CONSTRUÇÃO...

Artigos próprios


FONSECA, Vitória Azevedo da. Ficções imaginadas, ficções documentadas: para pensar filmes com temática histórica. ArtCultura. Revista de História, Cultura e Arte, v.13, n.23, 2011. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF23/vitoria_fonseca.pdf

FONSECA, Vitória Azevedo da. Cinema, educação e estado: a inserção da Lei 13.006/14 e a obrigatoriedade da exibição de filmes nas escolas. Laplage em Revista. V.2, n.1,p. 138-145. 2016. Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/84/201

FONSECA, Vitória Azevedo da. Quando as contradições são conciliadas e a história “oficial” vai além do controle de estado. Temática. Ano XII, n. 03. p.. 29-45. Março/2016. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/28215/15125

FONSECA, Vitória Azevedo da. Filmes no ensino de História na visão dos livros didáticos: “use com moderação”. Revista Labirinto. v.24, n.2 (jan-jun), 2016, p.57-70. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1708/1630

FONSECA, Vitória Azevedo da. Documentário, História e pesquisa: construções narrativas em O Velho. DOC on-line. Revista Digital de Cinema Documental. n. 15, dezembro 2013. p. 249-25 31 Disponível em: http://www.doc.ubi.pt/15/dossier_vitoria_fonseca.pdf

FONSECA, Vitória Azevedo da. História escolar, cinema brasileiro e história pública: caminhos de uma memória. Revista Observatório, Franca, vol.3, n.2, p.92-112, 2017. Disponível em: http://https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3151/9607

FONSECA, V.A. “Filmes históricos e o ensino de história: diálogos e controvérsias”. Revista Locus, Juiz de Fora, v. 22, n.2, p. 415-434, 2016. Disponível em: http://https://locus.ufjf.emnuvens.com.br/locus/article/view/2915

FONSECA, V.A. “Pesquisa histórica e cinema: a criação de Villa-Lobos”. ArtCultura, v. 18, n. 33, jul-dez. 2016, p. 99-110. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF33/10_Pesquisa_historica_e_cinema_a_criacao_de_Villa_Lobos.pdf

FONSECA, V.A. “Pesquisa histórica na construção de roteiros cinematográficos: o caso de Baile Perfumado”. Opsis, (On-line), Catalão, v. 17, n. 1, p. 85-98, jan./jun., 2017. Disponível: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/39142/22625#.WqRV6-jwbb0

FONSECA, V. A. “Cinema e ensino de história entre debates e práticas”. História, histórias. volume 5, número 9, jan.jul. 2017, p.170-189. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/21867/19115

FONSECA, V.A. “A construção cinematográfica de um cangaço e um sertão presente na ausência em Baile Perfumado”. Revista Mneme, Dossiê Sertão, sertões, v. 17, n. 39, jul./dez. 2016, p. 178-197. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10614



CAPELATO, M.H. et al. Cinema e História. Resenha de Flávia Cesarino

FERRO, Marc. Cinema e História

KORNIS, Mônica.Cinema e História um debate metodológico.

MORETTIN, Eduardo. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro.


ROSENSTONE, Robert. Resenha


Sobre os autores


MARC FERRO
LIVROS e TESES SOBRE CINEMA E/OU HISTÓRIA


ALMEIDA, Cláudio Aguiar. O cinema como “agitador de almas”- argila uma cena do Estado novo. São Paulo: Annablume, 1999
BERNARDET,Jean-Claude e RAMOS, Alcides Freire. Cinema e História do Brasil - São Paulo: ED. Contexto, 1988.
CALDEIRA, Oswaldo. Tiradentes: roteiro cinematográfico comentários e fontes de pesquisa. Rio de Janeiro: Riofilme, 1999.
FERRO, Marc. Cinema e História. trad: Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992
FONSECA, Vitória A. História Imaginada no cinema: analise de Carlota Joaquina, a princesa do Brazil e Independência ou Morte. Dissertação de mestrado, Unicamp, 2000
MORETTIN, Eduardo. Cinema e história: uma análise do filme “Os bandeirantes”. Tese de mestrado defendida na ECA/USP, 1994. .



RAMOS, Alcides Freire. Canibalismo dos Fracos: cinema e história do Brasil. Bauru, São Paulo: Edusc, 2002
ROSENSTONE, Robert. El pasado en imagines: el desafio del cine a nuestra idea de la historia. Barcelona: Ariel, 1997.
SOARES, Mariza de Carvalho. A História vai ao cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001
TENDLER, Silvio DIAS, Maurício. Jango, como, quando e porque se depõe um Presidente. Porto Alegre: L&PM, 1984.
VIANA, ZELITO e ASSIS, Joaquim. Villa-Lobos, uma vida de paixão. Rio de Janeiro: Revan, 2o.edição, maio de 2000. p.7

 ARTIGOS

BERNARDET, Jean Claude. “Cinema e História” in: Piranha no mar de rosas - São Paulo: Nobel, 1982.
CALDEIRA, Oswaldo “Tiradentes, quinze notas para pensar Cinema e História” in: Cinemais, n.10 pp.90-109.
CALDEIRA, Oswaldo “Tiradentes,  quinze notas para pensar Cinema e História” in: Cinemais, n.10 pp.90-109
DARTON, Robert. “Televisão: Carta aberta a um produtor de TV” in O Beijo de Lamourette.
DIEGUES, Carlos. “Nota introdutória” in: SANTOS, João Felício. Xica da Silva. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
DUARTE, Regina Horta “Imagens do Brasil: o cinema nacional e o tema da independência” in: LOCUS: Revista de história. Juiz de Fora, vol.6, no. 1, 2000, pp.99-115.
FABRIS, Mariarosaria “Nas entrelinhas da história – Proposta de leitura de Como era gostoso o Meu Frances”  in: Imagens, n.4. Campinas,SP: Editora Unicamp, abril/1995
FERRO, Marc “As revoluções no cinema” in: O Olho da história: Revista de História Contemporânea, n.4, 1997
FERRO, Marc “Existe uma visão cinematográfica da história?” FERRO, Marc. A História Vigiada. São Paulo: Martins
GATTI, José. "(Re)descobrimentos do Brasil" in: Cinemais Revista de cinema e outras questões audiovisuais. Número 16 -  março/abril de 1999 -Ministério da Cultura/ Sec. Desenvolvimento do  Audiovisual.
KORNIS, Mônica  A. “Agosto e agostos: a história na mídia” in: Vargas e a crise dos anos 50. pp.97-112
LEITE, Mirian L.M. “Oswaldo Caldeira. Café Manduca – uma história recontada” in: Revista Brasileira de História, São Paulo, v.25, no.49, 2005. pp.217-222
LEUTRAT, Jean-Louis. “Uma relação de diversos andares: Cinema e História”  in: Imagens. N.5, ago/dez, Campinas: ED. Unicamp, 1995
MEIRELLES, William Reis, "História das imagens: Uma abordagem, múltiplas facetas" in: PÓS-HISTÓRIA: Revista de pós-graduação em História (Universidade Estadual Paulista), vol. 3 - Assis, SP – 1995
MEIRELLES, William Reis, “Cinema e História: uma abordagem preliminar sobre o uso do filme na sala de aula” in: Schimidt, Maria Auxiliadora (org.). III Encontro: Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999
MORETTIN, Eduardo “Cinema educativo: uma abordagem histórica.” In: Comunicação e Educação. São Paulo: Edit. Moderna/USP, set/dez. 1995 - pp.13-19
MORETTIN, Eduardo Produção e formas de circulação do tema do Descobrimento do Brasil: uma análise de seu percurso e do filme Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro” p.135-165 Rev. Brasileira de História – São Paulo: ED. Contexto/ANPUH, v. 20, no.39, 1995
MORETTIN, Eduardo “Quadros em movimento: o uso das fontes iconográficas no filme Os Bandeirantes (1940), de Humberto Mauro” Rev. Brasileira de História Dossiê arte e linguagens  – São Paulo: ED. Contexto/ANPUH
NOVA, Cristiane. “A ‘história’ diante dos desafios imagéticos” in: Projeto História, n.21. São Paulo: EDUC, nov/2000 p.141-162
NOVOA, Jorge “Teoria da relaçao Cinema-História” http://www.ufba
OFICINA CINEMA-HISTÓRIA “Resultado da pesquisa sobre a utilização do audiovisual  no ensino de história” http://www.ufba
ORICCHIO, Luiz Zanin “A historia, um celeiro pilhado nas telas de cinema” http://www.jt.com.br
PADILHA, José. “Sentido e Verdade – quatro notas na fronteira entre o documentário e a ficção” in: Revista Cinemais – Objetivo Subjetivo. Especial: Documentário. N.36. Rio de Janeiro: Aeroplano, outubro/dezembro 2003. pp.59-69
PAZ, Octávio. “A imagem” in: Signos em rotação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1990.
RAMOS, Alcides F. “Cinema e história: do filme como Documento à Escritura Fílmica da História” in: MACHADO, Maria C. T. e PATRIOTA, Rosangela (orgs). Política, Cultura e Movimentos Sociais: contemporaneidades historiográficas. Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, 2001. pp7-26.
RAMOS, Alcides Freire “Cinema e história: do filme como Documento à Escritura Fílmica da História” in:MACHADO, Maria Clara Tomaz e PATRIOTA, Rosangela (orgs). Política, Cultura e Movimentos Sociais: contemporaneidades historiográficas. Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, 2001.
RAMOS, Alcides Freire. “O cinema brasileiro na era da globalização”. www.dmnet.com.br/socine
Redação. “Cinema conta nossa história”, Jornal do Brasil, Caderno B, 06/03/96, p.47
REVISTA Nossa História. “O dia em que nevou no Rio de Janeiro” Ano 1, no.9. Julho/2004. p.20
ROCHA, Antônio Penalves"Crises da República Brasileira no cinema (1930-1964)" in: vários autores. Lições com Cinema 2 - São Paulo: FDE, 1994.
 ROCHA, Antônio Penalves. O filme: um recurso didático no ensino da  história? in: vários autores. Lições com cinema - São Paulo:  FDE, 1993.
ROSENSTONE, Robert “história em imagens, história em palavras: reflexões sobre as possibilidades de plasmar a história em imagens” in: O olho da História: revista de história contemporânea. N.5, 1998
ROSENSTONE, Robert “história em imagens, história em palavras: reflexões sobre as possibilidades de plasmar a história em imagens” in: O olho da História: revista de história contemporânea. n.5, 1998.
SALIBA, Elias Thomé "A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica" in: vários autores. Lições com cinema - São Paulo: FDE, 1993.
SALIBA, Elias Thomé. "História e cinema: a narrativa utópica no mundo contemporâneo" in: vários autores. Lições com Cinema 2 - São Paulo: FDE, 1994.
UFBA, “Centro de produção de vídeos históricos” http://www.ufba
WHITE, Hayden “Historiografy and Historiophoty” AHR Forum – Volume 93, number 5, December, 1998 pp.1193-
XAVIER, Ismail. “Glauber Rocha: o desejo da história”. In: XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001. pp.127-156


MORETTIN, Eduardo Os limites de um projeto de monumentalização cinematográfica: análise do filme Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro. São Paulo, 2001 – tese de doutorado defendida na ECA/USP.