28 de setembro de 2010

Conceitos e formas: possibilidades de construção de conceitos históricos em mídias audiovisuais

O debate sobre a inventidade da escrita histórica, e sua linguagem, abre espaço para refletir sobre outras formas de expressão de saberes históricos para além dos textos escritos. Tomando como base as reflexões de Peter Gay (GAY, 1990) que defende a íntima relação entre o estilo do historiador e a sua compreensão da história e associando às reflexões de Noel Burch (BURCH, 1992) que defende que o tema de um filme pode gerar formas, que forma e conteúdo não estão separados, analiso algumas possibilidades de escrita da história, a partir do cinema, tomando por base filmes brasileiros contemporâneos que abordam algum tema historiográfico.
Os elementos ficcionais não estão dissociados dos conceitos históricos que norteiam um filme. Para levantar essa reflexão e indicar uma linha de experimentação do meio audiovisual como forma de construção de conceitos históricos, levanto alguns exemplos em filmes que, se não podem ser tomados como exemplos acabados, podem indicar algumas possibilidades para o debate.
Dentre os exemplos analisados estão a narrativa fragmentada e os vários personagens em Sonhos Tropicais (André Sturn, 2002), o papel do cenário como espaço da memória em Cineasta da Selva (Aurélio Michiles, 1997), a montagem paralela e a mudança política em Mauá, o imperador e o rei (Sérgio Resende, 1999), o movimento de travelling como passagem de tempo em Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Carla Camurati, 1995), a cena “congelada” e o processo de criação de memória em Narradores de Javé (Eliane Caffé, 2004), o travelling circular e o círculo social em Baile Perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, 1996) e, por último, a dramaticidade do segundo plano em O ano em que meus pais saíram de férias (Cao Hamburguer, 2006).
Não defendo a existência de uma linguagem pré-estabelecida e decodificada do cinema. As soluções encontradas e incorporadas em cada filme estão de acordo com as suas especificidades e fazem sentido no seu contexto. Levanto a questão como uma reflexão sobre a possibilidade de unir a linguagem cinematográfica e a construção de conceitos históricos de maneira criativa.

FONSECA, Vitória A. "Conceitos e formas: uma reflexão sobre as possibilidades da construção de conceitos históricos em mídias audiovisuais". Anais Eletrônicos do IV Simpósio Nacional de História Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário