5 de maio de 2011

"Adaptações históricas" - O lugar da história no cinema: a pesquisa histórica em "Carlota Joaquina, a princesa do Brazil"


       
      A maioria dos filmes históricos que opta pela adaptação de uma determinada obra pode adotar a postura de buscar, na pesquisa, os elementos, por exemplo, para compor um cenário “factual”, já que o essencial da sua representação está dado na obra de base. Nestes casos, mesmo havendo mudanças, acréscimos, condensações em relação à obra original, podemos considerar que a pesquisa não tem uma importância fundamental na elaboração do roteiro já que ele parte de uma obra acabada. O filme Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Carla Camurati, 1995) não pode ser analisado como uma adaptação strictu sensu. Assim, possui um roteiro original, que, no entanto, foi criado a partir da pesquisa histórica, a partir de outras obras.  
       Ao comparar o filme com a historiografia consultada, pude perceber que o momento de realização das pesquisas é um momento importante na definição do caminho do próprio filme. Acredito que o elemento diferenciador de uma dada interpretação de um filme, que aborda um tema histórico, está neste processo de "recolhimento de dados" para compor o roteiro e a orientação que recebe. Sem negar a independência dos filmes históricos, pode-se afirmar que eles necessariamente dialogam com uma tradição ou com outras obras específicas. Tratá-los como adaptações tem a vantagem de subordiná-los a um conhecimento escrito decorrente das obras consultadas, que são datadas e produzidas em determinado contexto, com determinado discurso. Caso contrário, pode-se cair no erro de considerá-los como representações de uma verdade sem autoria. Os filmes históricos mencionam personagens e situações reais, mas, utilizam-se das histórias contadas sobre essas personagens. A comparação dos filmes com suas "fontes" ajudará a compreender o processo de construção dos significados no filme e a concepção de história que o norteia.


FONSECA, Vitória. O lugar da história no cinema: a pesquisa histórica em "Carlota Joaquina, a princesa do Brazil"

Nenhum comentário:

Postar um comentário